Roteiro de 4 dias na Cidade Do México

A Cidade do México

A Cidade do México, com 8.864.370 habitantes (2012) , é a cidade mais populosa do México e da América do Norte. Ocupa uma décima parte do Vale do México no centro-sul do país, em um território que se formou da bacia hidrográfica do lago de Texcoco. A sua referida região metropolitana, conhecida como “Grande Cidade do México”, que reúne mais de 40 cidades além da própria capital mexicana, abriga mais de 20 milhões de habitantes (dados de 2010), ou cerca de 1/5 da população mexicana, o que faz dela, independente de como se define, a maior aglomeração urbana do continente americano, e a terceira mais populosa do mundo, ficando atrás somente das regiões metropolitanas de Tóquio, no Japão, e de Seul, na Coreia do Sul.

Via

Roteiro

Enumerar todas as atrações fica praticamente impossível, portanto listo abaixo apenas um aperitivo do que se pode encontrar por lá, dividido em um roteiro de 4 dias na Cidade do México.

Importante ressaltar que esse é um roteiro que não conta com museus, pois não é o meu perfil de viagem.

– Dia 1 : Zócalo, Palácio de Bellas Artes,  Torre Latino Americana, Monumento a La Revolución e Mercado La Ciudadela.

> Comece o dia visitando a Praça da Constituição (Zócalo), no centro histórico. A praça é uma das maiores do mundo e é rodeada por diversas construções imponentes como o Palácio Nacional do México, a Catedral Metropolitana, entre outros.  Ali desembocam diversas ruelas repletas de pessoas por todos os lados, centenas de lojas e antigas construções.

 > Pegue a Avenida Francisco I. Madero e chegue ao Palácio de Bellas Artes, uma imponente obra arquitetônica que teve sua construção iniciada no ano de 1904, porém teve sua conclusão apenas em 1934. O Palácio possui obras de Diego Riviera, José Clemente Orozco, David Alfaro Siqueiros e Rufino Tamayo exibidas em suas paredes e recebe constantemente eventos de dança, música, literatura entre outros.

Palácio de Bellas Artes - Roteiro de 4 dias no México

– Palácio de Bellas Artes –

Vista Torre Latino Americana Roteiro 4 dias na Cidade do México

– Zócalo no Meio com Avenida Francisco I. Madero lotada de pessoas –


> Dali, vá para a Torre Latino Americana, que fica logo ao lado. O Mirante te dá uma impressionante vista de 360° da Cidade do México. O melhor é que o Ticket te dá acesso livre durante o todo o dia e você pode ir e voltar quantas vezes quiser. Vale a pena voltar pra ver o pôr do sol, se tiver tempo.
?Custo: 80 pesos mexicanos

Torre Latino Americana - Cidade do México

– Torre Latino Americana –


> A 1 km de distância fica o Monumento a Lá Revolución, um mausoléu construído em comemoração a Revolução Mexicana. A praça fica lotada de pessoas, principalmente crianças, que adoram se banhar nos chafarizes.

Monumento a La Revolucion Roteiro 4 dias na Cidade do México


> Agora é hora das compras e não há lugar melhor no México do que o Mercado de Artesanias La Ciudadela. Provavelmente a maior feira de artesanatos de todo o país e que já funciona há 48 anos no mesmo lugar. O mercado é conhecido mundialmente e lá você encontrará simplesmente todo tipo de artesanato mexicano. Não se esqueça de pechinchar!

Mercado-De-Artesanias-La-Ciudadela


– Dia 2: Teotihuacán

As Pirâmides de Teotihuacan  ficam um pouco afastadas da cidade e merecem um dia inteiro unicamente para elas. Você pode checar o nosso post completo aqui: Como visitar Teotihuacán por conta própria

Teotihuacan - Roteiro de 4 dias na Cidade do México

– Local onde se encontra a 3ª maior pirâmide do mundo –


– Dia 3: Museu de Frida Kahlo, Mercado de Coyoacán e Lucha Libre

> Visita obrigatória a todos que vão à Cidade do México o Museu de Frida Kahlo fica na colônia de Coyoacán e mostra centenas de trabalhos da artista e outros. Fica uma dica importante: Não vale a pena pagar 80 pesos a mais para tirar fotos de dentro do museu. A não ser que você goste de tirar fotos de quadros.
?Custo: 140 pesos mexicanos. 

Museu de Frida Kahlo - Roteiro de 4 dias na Cidade do México

– A antiga casa de Frida y Diego –


> Próximo ao Museu, fica o Mercado de Coyoacán. Além de artesanatos gerais como em La Ciudadela, o mercado é o lugar perfeito para provar as famosas e deliciosas Tostadas mexicanas (minha namorada não curtiu tanto assim). Prepare-se para se lambuzar todo, sentado em pequenos balcões lotados de pessoas. Como um bom mexicano.

Mercado de Coyoacán Roteiro 4 dias na Cidade do México


> Para encerrar a noite você pode visitar uma das atrações mais famosas do México: a interessantíssima Lucha Libre. O principal palco é a Arena México, que abre suas portas às quartas, sextas e domingos. Nas quartas-feiras o preço é popular e me custou 140 pesos mexicanos por um lugar razoavelmente bom.

Lucha Libre A imponente Cidade do México – Lucha Libre – Arena México –


– Dia 4: Bosque de Chapultepec, Bairro de Roma Norte, Jantar na Plaza Garibaldi

> Comece o dia pelo Bosque de Chapultepec. Um parque gigantesco e onde se encontram alguns dos principais museus do DF como Museu de Arte Moderna e o Museu Nacional de Antropologia. A boa é descer em alguma estação na Paseo de La Reforma e caminhar toda a rua até chegar ao bosque. Prepare as pernas para alguns quilômetros de andança!

Bosque de Chapultepec - Cidade do México

– Bosque de Chapultepec –



> Em seguida, pegue um transporte para a colônia de Roma Norte, o point hipster da cidade. O bairro conta com inúmeras lojas estilosas, cafés e galerias de arte. Desça na estação Insurgentes e caminhe pela Orizaba até a rua Álvaro Obregón. Dali, perca-se pelas inúmeras calles.

Roma Norte - Cidade do México– Roma Norte –


> Após aquele descanso merecido nas pernas vá jantar na Plaza Garibaldi, lotada de Mariachis sedentos pelos seus pesos e muitos restaurantes para todos os preços e bolsos.  Os arredores da praça é BEM estranho, portantová de táxi ou Uber e fique na área policiada.

Jantamos no restaurante La Tequilera. Um restaurante com aparência bem mais simples que os outros. Foi interessante assistir aos shows típicos mexicanos e provar vários petiscos nacionais. A conta veio meio salgada e li relatos de que eles cobram sempre a mais do que deveriam, portanto tome cuidado.

La-Tequilera-roteiro-4-dias-na-cidade-do-mexico

– Burritosss –


Tem algo a acrescentar ou mudar em nosso roteiro de 4 dias na Cidade do México? Deixe nos comentários! 

Mapa