Roteiro 2 Dias em El Chalten

2 dias em El Chaltén

El Chaltén é a cidade mais recente da Argentina e conta com cerca de apenas mil habitantes durante o seu rigoroso inverno. Felizmente, apesar do tamanho, a capital nacional do Trekking na Argentina, ferve durante o verão, onde milhares de aventureiros chegam todos os anos atraídos pelas dezenas de trilhas e atividades radicais da região.

O mais incrível é que El Chaltén fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares e, por isso, a maioria das trilhas estão a poucos minutos de distância do seu hostel ou pousada. Guias são dispensáveis na maioria das vezes, pois os caminhos são extremamente bem demarcados, sinalizados e os mapas são bem detalhados.

Como nosso tempo era curtíssimo, decidi criar esse post com um roteiro de 2 dias em El Chaltén para mostrar o que é possível ser feito otimizando o tempo para aproveitar ao máximo.

- Terra dos mochileiros! -

– Terra dos mochileiros! –

Como chegar

Nós descobrimos duas formas de chegar até El Chaltén:

  1. Do próprio aeroporto de El Calafate é possível comprar uma passagem para El Chaltén direto. Não sei se eles te levam para a rodoviária ou se o ônibus já parte de lá, pois já havíamos comprado a nossa passagem. Perguntei o preço em um dos guichês e custava P$600,00.
  2. Chegando no aeroporto de El Calafate, você deverá pegar um transfer que custa P$120 até a cidade e pedir para ficar na rodoviária. De lá você pode pegar um ônibus que custa P$420. Nós compramos anteriormente pelo site da PLATAFORMA 10. Só CUIDADO com o horário! Nosso vôo atrasou e o transfer demorou pra sair. Quase perdemos o busão!

Roteiro de 2 dias em El Chaltén

 – Dia 1 : Chorillo del Salto, Mirador de Las Águilas e Mirador de Los Condores 

Roteiro de 2 dias em El Chaltén

– Mapa didático 😉 –

> Comece o dia indo até Chorrillo del Salto, uma linda queda de 20 metros de altura. São 4 km de caminhada praticamente em linha reta. Você pode ir pela estrada ou por uma pequena trilha que vai margeando-a. Pra quem estiver de carro é mais fácil ainda, pois existe um estacionamento no local. O acesso é muito fácil! Vi inclusive cadeirantes visitando o local com tranquilidade. Bom pra sentar e dar uma admirada.

 

Roteiro de 2 dias em El Chaltén

– Não é permitido se banhar –

Depois, a boa é voltar para a cidade e buscar um bom lugar para comer. A melhor opção disparada na relação custo x benefício é o restaurante Ahonikenk. Aqui uma refeição consegue ser dividida para duas pessoas (se não forem 2 ogros) tranquilamente. Para ter uma ideia nós comemos um guisado de cordeiro + 2 empanadas + 500ml de vinho e saiu por P$328. Bem barato em comparação aos outros restaurantes.


> Depois do almoço e de dar uma descansada legal, nós seguimos para as trilhas dos mirantes. Primeiro fomos até o Mirador de Las Aguilas. Uma subida chatinha, mas bem curta. Qualquer pessoa pode fazer.

Roteiro de 2 dias em El Chaltén

– Senhorinhas descansando –


> Praticamente no meio do caminho para o Mirador de Las Aguilas, fica o Mirador de Los Condores. De lá consegue-se apreciar toda a cidade de El Chaltén, com o Fitz Roy ao fundo. Prepare uma boa roupa de frio, lanternas, lanchinho e aprecie o sensacional pôr-do-sol.

Roteiro de 2 dias em El Chaltén

– A enorme El Chaltén –


– Dia 2: Laguna de Los Tres

> No segundo dia você pode conferir a principal trilha de El Chaltén. Já contamos tudo sobre ela aqui: Tudo sobre o Trekking para a Laguna de Los Tres

Roteiro de 2 dias em El Chaltén

– Paisagens surrealmente lindas!! –

 

Tem algo a acrescentar ou mudar em nosso roteiro de 2 dias em El Chaltén? Deixe nos comentários!

Mapa