Seguindo o padrão de modelo do Post – Quanto custa viajar para o México – decidimos trazer para os leitores todos os detalhes da viagem para que saibam também – Quanto custa viajar para a Argentina. 

Entre Fevereiro e Março de 2016, eu e minha namorada fizemos um mochilão de 21 dias pela Argentina e foi essa visita que proporcionou todos os posts aqui do Blog sobre a região. Em adicional a todas estas informações decidi mostrar detalhadamente o quanto gastamos em nosso dia a dia pelo país e disponibilizar para todos a nossa planilha de orçamentos para esta viagem. E aí? Quer saber quanto custa viajar para a Argentina?

Planilha

Quanto custa viajar para Argentina Mochilaeetc

– Clique para abrir a planilha –

Esta planilha possui 5 abas: a primeira de planejamento prévio e as últimas com os gastos pós viagem:

  1. Roteiro Argentina: Consiste em uma tabela de fácil visualização onde estão todos os dias, passeios que podemos encaixar e horário das passagens;
  2. Transportes: Todos os tipos de transportes intermunicipais que utilizaremos na viagem e o valor deles. Alguns compramos antes, outros são apenas cotações pesquisadas na internet. (Atualizado com os valores reais após a viagem)
  3. Passeios e Tours: Também baseado em cotações na internet. Utilizamos principalmente Blogs variados, o fórum do mochileiros e as plataformas do TripAdvisor e LonelyPlanet. (Atualizado com os valores reais após a viagem)
  4. Acomodação: Nós não gostamos de chegar no lugar e ter que ficar procurando estadia, negociando preço, etc.. Portanto, sempre reservamos antes onde vamos ficar.
  5. Gastos diários: Com um caderninho em mãos, procurei anotar todos os gastos que tivemos durante o mochilão: desde os passeios mais caros, até o cafézinho na padaria. (Sim. Eu sou chato) É importante informar que este gasto é para minha namorada e eu! Então tudo é dividido por dois no final.

Por mais que não pareça, o objetivo desse super planejamento nunca é engessar a viagem, mas sim saber todas as possibilidades que eu tenho e explorá-las da melhor maneira possível, de acordo com o tempo e humor do momento. Por exemplo: muitos passeios estão geralmente atrelados às condições climáticas. Então, quando chegamos em uma cidade, sempre damos uma olhada na previsão e, sabendo o tempo que levam os passeios e todas as opções que temos, podemos encaixar o roteiro de forma a aproveitar ao máximo os dias de sol.

Itinerário

Desenhando o itinerário:

Rio de Janeiro >>> Avião >>> Santiago >>> Ônibus >>> Mendoza >>> Avião >>> Ushuaia >>> Avião >>> El Calafate >>> Van >>> El Chaltén >>> Van >>> El Calafate >>> Avião >>> Buenos Aires >>> Avião >>> Rio de Janeiro

Locomoção

>> Alguns trechos fizemos em avião. Como nossos destinos eram muito distantes uns dos outros, tivemos que apelar para mais viagens de avião e tentamos ao máximo utilizar a pontuação que possuíamos pra tentar aliviar os gastos. Conseguimos aproveitar o fato da LATAM fazer alguns destes trechos.

>> Quando o deslocamento era de ônibus fizemos praticamente todas as compras no site da Plataforma 10. O site deles é bem completo e você pode verificar os horários possíveis para se planejar direitinho.

Estadia

>> Tivemos 2 tipos de hospedagens: Quarto privado em Hostels e AirBnb.  É possível economizar mais se você topar ficar em quartos coletivos ou fizer Couchsurfing.

Gastos totais

– Jantarzinho Hippie Chique

Em 21 dias de viagem nós gastamos aproximadamente R$5.400,00 cada um, com gastos moderados. Isto é: tentando cozinhar em casa sempre que possível, arranjando quartos para casal mais baratos, tentando ao máximo fazer os passeios por conta própria, etc..

Vale ressaltar que este gasto não é uma regra! Creio que de 0 a 10 (sendo 0 a galera mais hardcore que só come miojo e 10 o pessoal mais relax que paga diária de hotel e só come fora, nós seríamos nota 5).  Com certeza você é capaz de economizar bem mais que isso. Assim como é possível gastar muito mais. Tudo depende do seu estilo de viagem. Hoje muita gente ainda acredita que esse tipo de mochilão não é acessível para todos, mas com um pouco de planejamento e pesquisa é possível chegar onde quiser!

Tem alguma dúvida sobre quanto custa viajar para a Argentina?? Comenta aí que responderemos com o maior prazer!!

Mapa