Mini Trekking Pelo Glaciar Perito Moreno

Mini Trekking pelo Glaciar Perito Moreno

Desde o planejamento de nossa viagem para a Argentina, um dos momentos que mais esperávamos de todo o percurso era fazer o Mini Trekking pelo Glaciar Perito Moreno. Esse incrível mundo de gelo, com mais de 5 km de largura e 60 metros de altura é considerado a 3ª maior geleira do mundo e a que se mantém mais estável ao longo dos anos, já que consegue perder e ganhar volume praticamente no mesmo nível ao longo dos anos.

Uma das características que tornam o Glaciar Perito Moreno a geleira mais famosa do mundo é a facilidade de acesso, pois ela está a apenas 185 metros do nível do mar e a 80 km de El Calafate. Você consegue chegar muito perto dela por passarelas que inclusive possuem acessibilidade para deficientes. A maioria de todas as outras geleiras no mundo ficam a muitos kilometros de distância e muitos metros de altitude (Vide Pastoruri, em seus 5000 metros de altitude)

Para conhecer o Glaciar existem três formas, basicamente:

  • Visitando as passarelas;
  • Indo de barco até bem próximo das geleiras;
  • Trekking  (Big Ice ou Mini Trekking)

Contratando

Para fazer o Mini Trekking pelo Glaciar Perito Moreno existe apenas uma opção: Contratar os serviços da empresa Hielo y Aventura, que possui monopólio de exploração das geleiras. Mas, já vou avisando que os preços são realmente salgados! Apesar de sermos um pouco mãos de vaca (mais eu do que minha namorada), chegar tão próximo a essa imensidão de gelo e não poder tocá-la não era uma opção, então decidimos nos sacrificar um pouquinho mais e salvar um dinheiro para esta parte da viagem.

A Hielo y Aventura trabalha com dois pacotes:

  1. Mini Trekking: Uma caminhada no começo da geleira, com exigência física média e 1h30 no gelo.
    Custo: P$2100 com transfer incluso ou P$1620 sem o transfer.
  2. Big Ice: Uma caminhada mais complexa, com exigência física alta e cerca de 3h30 sobre o gelo.
    Custo: P$3100 com transfer incluso ou P$2620 sem o transfer.

Pelos preços já serem bem altos e estarmos com o físico mais pra lá do que pra cá, decidimos então fazer apenas o Mini Trekking. A experiência foi absurdamente linda e não nos arrependemos nem um pouco. O tempo de 1h30 pode parecer insuficiente, mas foi bem tranquilo para aproveitarmos bastante o passeio, com direito a muitas paradas no caminho e muitas explicações e brincadeiras dos guias.

O caminho

A nossa rotina do Mini Trekking pelo Glaciar Perito Moreno ficou, então, assim:

Às 9h o transfer nos buscou no Hostel.

Às 11h30 chegamos nas passarelas após diversas informações dadas pelos guias ao longo do caminho. Uma breve explicação do percurso e fica combinado que temos 2 horas para percorrer todo ele por conta própria e total liberdade.

Aqui uma dica: Para economizar e não comer no parque, levamos uma salada de macarrão com atum e empanadas que compramos em uma loja de comida natural sensacional. Chama-se Green Market e fica na própria Av. Libertador (a principal de El Calafate).

- Vista das Passarelas -

– Vista das Passarelas –

Às 13h30 nos encontramos no estacionamento, onde o ônibus nos levou ao porto para pegarmos o catamarã.

- Vista pelo catamarã -

– Vista pelo catamarã –

Às 14h pegamos uma pequena trilha de 20 minutos e chegamos ao ponto de preparo para colocarmos os grampões.

- Preparação -
– Preparação –

O resto é só diversão. Foram 2 horas de caminhada MUITO tranquila por uma paisagem completamente surreal. Demora um pouco pra se acostumar com os grampões, mas depois basta seguir em fila indiana o caminho que o primeiro guia faz, e o perigo é praticamente nulo. Os guias, aliás, são muito gente boa, estão a todo momento brincando, explicando e conversando com todos as pessoas do grupo. Ponto para a Hielo y Aventura!

Mini Trekking Pelo Glaciar Perito Moreno

- Guia dando uma relaxada -
– Guia dando uma relaxada –

E pra fechar com chave de ouro, tomamos um whisky! O gelo? Nem preciso te dizer de onde vem, né?

- Whisky e gelo instantâneo! -
– Whisky e gelo instantâneo! –

Mapa