Laguna Bacalar Mochila Etc

Por Isa Barros (@isabellabarros_)

Laguna Bacalar

Se eu pudesse te dar apenas uma dica sobre um mochilão no México, eu te diria: tire dois dias para fazer NADA em Bacalar. Este paraíso fica a mais ou menos 5 horas de Cancun e é o lugar perfeito para relaxar os quilômetros de andanças que um mochilão requer. 

A cidade, que fica no estado de Quintana Roo, é conhecida pela lagoa de sete cores, ou Laguna de Bacalar. Ela foi formada a partir do transbordamento de diferentes cenotes, o que a faz ter uma mistura de cores incrível.  

As incríveis cores da Laguna das 7 cores

– As incríveis tonalidades da Laguna das 7 cores, ou Laguna Bacalar –

Como chegar

A melhor opção para se deslocar entre as cidades de Quintana Roo, e boa parte do México, dependendo da distância, é através dos ônibus da companhia ADO. É possível comprar as passagens pelo site e há vários horários disponíveis. Partindo do Brasil, o aeroporto mais próximo de lá é o de Cancun.

Onde ficar

Isso depende bastante do seu estilo e do mood da sua viagem. Nós escolhemos um camping, o Magic Bacalar, que fica bem em frente à Laguna Bacalar. Lá você tem a opção de ficar nas barracas do próprio camping ou em chalés compartilhados e individuais. Gostamos bastante, mas a estadia teve dois pontos negativos:

1- fizemos a reserva através do Booking e avisamos que iríamos chegar durante a madrugada. Apesar disso, quando chegamos lá não havia ninguém na casa ao lado do camping, onde funciona a recepção. Só algum tempo (e gritos) depois apareceu alguém para nos atender.

2- pelas fotos entendemos que o nosso chalé era bem em frente à lagoa e foi um pouco decepcionante ver que na verdade era em frente à cozinha comunitária.

Fora isso, foi uma experiência bem interessante. O lugar é lindo, o silêncio reina após as 22h e havia pessoas de vários países por lá. Se você não for muito exigente, nós recomendamos! ☺

No Booking e Hostel World tem várias opções de estadia, e a maioria delas é em frente ou bem próximo à laguna. O importante mesmo é se certificar de todas as informações sobre o local antes de fazer a reserva. Melhor ser chato perguntando tudo do que ter problemas ao chegar lá.

 

Laguna Bacalar Mochila Etc

– Vista do Deck do Magic Bacalar –  

 

Laguna Bacalar Mochila Etc

– Nascer do sol chato –

O que fazer

A cidade não é grande, e apesar de receber muitos turistas não tem uma mega estrutura. Na praça principal ficam os mercadinhos, restaurantes e o Forte de San Felipe Bacalar.

A Laguna de Bacalar é tão mágica que é impossível se cansar de ficar no píer olhando para os tons de azul que mudam conforme o sol aparece e se esconde. A água é quente e rasa, o que faz com que você fique horas boiando sem ver o tempo passar. A melhor coisa a fazer é, sem dúvida, simplesmente relaxar e recarregar as energias para o resto da viagem ou para voltar pra casa. ☺

Laguna Bacalar Mochila Etc

– Deita e relaxa! –

Mapa

Dicas

  • Só vimos caixa eletrônico na rodoviária, que é um pouco distante de onde ficam as pousadas e hostels. Se tiver planejado fazer saques durante a viagem, é melhor tirar dinheiro assim que chegar ou pesquisar antes se há caixas na cidade.
  • Perto da rodoviária há opções de pousadas e hostels, mas ficam distante da lagoa, que é a principal atração de lá. É importante pesquisar a localização antes de reservar a estadia, considerando custo x benefício.