Izamal Mochila Etc

Por Isa Barros (@isabellabarros_)

A cidade

Bem próximo a Mérida, fica a simpática Izamal. Uma pequena cidade colonial onde praticamente todas as construções são pintadas de amarelo. Isso sem dúvida facilita a vida de um daltônico, como o meu namorado, por exemplo.

Ninguém sabe ao certo o motivo da cor amarela predominar nas paredes da cidade. Alguns dizem que após a visita do Papa João Paulo II, em 1993, as pessoas ficaram tão felizes e eufóricas que decidiram pintar suas propriedades com as cores oficiais do Vaticano. Outros afirmam que desde a formação da cidade as casas sempre foram amarelas.

Izamal Mochila Etc

– As simpáticas ruazinhas –

Como chegar

Nós saímos de Mérida, pegando uma van na Calle 46 x 65 e 67. O percurso até Izamal leva mais ou menos 1 hora e o ponto final da van é bem no centro da cidade.

O que fazer

Ao descer da van já é possível ver a praça principal e, ao fundo, o Santuário de Nossa Senhora de Izamal. O convento é uma construção imponente, que toma praticamente um quarteirão inteiro. Do pátio interno logo na entrada é possível admirar a beleza da construção e, claro, as paredes amarelas. Quando fomos era um dia típico de verão e o céu estava bem azul, o que criou um contraste lindo com as cores do lugar.

Izamal Mochila Etc

– Vista do pátio interno –


Seguindo em frente na rua do lado direito do convento chegamos à pirâmide de Kinich Kakmó. Isso mesmo: uma pirâmide no meio da cidade! Coisas do México. Pesquisando 
descobrimos que, curiosamente, é uma das maiores do país. Por essa razão arqueólogos acreditam que Izamal foi berço de uma das civilizações de maior importância política, econômica e demográfica do estado de Yucatán. Para chegar até a base subimos uma escadaria de pedra debaixo de um sol de 50 graus mexicanos. Depois de muito suor nos deparamos com a pirâmide, que não é tão bem conservada assim. Pelo entorno dá para perceber que não dão muita importância ao lugar, mas ainda assim é bem interessante conhecer uma Ruína Maya no meio de uma cidade.

Izamal Mochila e Etc

– Prepare o chapéu!! –

Mapa

Dicas

  • Fomos no verão, então estava quente, MUITO quente. Eu já disse que estava quente?? Uma dica preciosa é usar protetor, chapéu e ir com roupas leves.

  • Não vimos muitas opções de alimentação pela cidade, pelo menos nada que parecesse interessante. Por isso decidimos voltar e almoçar em Mérida mesmo. Quando for planejar a ida, é mais interessante ir cedo ou após o almoço.