Chichen Itza por conta própria

O Parque Chichén Itzá

A cidade Maia que é Patrimônio Mundial da Unesco e uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo Moderno, fica localizada na península de Yucatán e é um dos mais importantes complexos arqueológicos do país. Grande parte se deve, principalmente, por ter sido sede da capital da cultura Maia em meados de 440 A.C.

Um dos monumentos mais famosos é o impressionante El Castillo, ou Pirâmide de Kukulcán. Durante o período do Equinócio, milhares de turistas lotam o complexo para testemunharem um incrível fenômeno, onde as escadarias do templo, ao receberem a luz do sol, refletem um enorme desenho de uma serpente no chão.

Apesar de não ser muito fã de guia, acho realmente necessário para aqueles que querem entender melhor a história do local. Basta escolher um dos muitos que irão oferecer os serviços quando você estiver chegando ao parque (Não esqueça de negociar!)

Como chegar

Chegar ao Chichén Itzá por conta própria é muito fácil e te fará economizar bons pesos mexicanos. Além de te dar a possibilidade de encontrar aquela beleza toda quase só para você! Como toda grande atração o parque lota de turistas que chegam de diversos tours por todo o país, mas não se desespere que indo por conta você chegará bem cedo e poderá ir embora quando as vans começarem a lotar o estacionamento.

Uma das melhores cidades base para conhecer o local é Mérida. Se estiver por lá pegue, na rodoviária principal, o ônibus ADO 1st class às 6h30. (Vale comprar antes, pois pegamos os últimos lugares!!) A viagem dura cerca de 2 horas e o ônibus faz uma parada dentro do complexo e depois continua viagem para Valladolid. É a forma mais fácil e mais confortável de se chegar ao parque por conta própria.

Há ainda uma opção mais barata que é pegando o ônibus da ORIENTE, de segunda classe. Ele sai de hora em hora de outro terminal menor (qualquer taxista pode te levar). O ponto negativo é que a viagem se torna de quase 3 horas, porque o ônibus faz diversas paradas ao longo do caminho. Ainda assim é uma ótima opção para quem está com o orçamento apertado.

Para voltar para Mérida, você pode comprar a passagem ali mesmo no parque. Há um ponto de venda dentro da livraria. Se quiser aproveitar ainda mais o dia, você ainda pode conhecer dois cenotes!

?Custo: 144 pesos o trecho + 202 a entrada no parque. 

 

El Castillo - Chichen Itzá por conta propria

– El Castillo –

Ruínas pelo parque Chichen Itzá

– Ruínas –

Mapa